top of page
VÍDEOS
O psiquiatra Carlos Roberto Aricó fala sobre Borderline
O conceito de limite, de borderline, pode ser utilizado em vários aspetos. Aqui enfatizo algum limite possível entre a neurose e a psicose, observadas no suceder humano.
O psiquiatra Carlos Roberto Aricó fala sobre sexualidade
O ser humano sofreu uma estranha evolução onde o orgânico foi, gradativamente, ocupado pela linguagem. Assim, não podemos estabelecer, com clareza, um cio na mulher como objetiva a postura reprodutiva. Nesse contexto observa-se uma sexualidade diferente de outros seres vivos.
Dr. Carlos Roberto Aricó fala sobre as psiconeuroses
No vídeo sobre psiconeuroses procuro diferenciar, além da nomenclatura, as doenças psicossomáticas das neuroses propriamente ditas, lembrando que todas elas correspondem a uma certa alteridade negativa de cada um de nós em busca dos nossos sonhos, nossos ideais. Existem as psiconeuroses, ou seja, as neuroses onde o componente psíquico é evidente, as organo-neuroses, ou seja, toda manifestação psicossomática, e as neuroses propriamente ditas. Vale lembrar que o estudo das psiconeuroses deu origem a toda estrutura psicanalítica. Foi no estudo, na avaliação e na tentativa de descobrir mecanismos internos, mecanismos próprios do nosso mundo interno, que Freud praticamente alicerçou, estruturou e depois escreveu tanto sobre a metapsicologia, uma psicologia além da psicologia tradicional que não conseguia enxergar o inconsciente dos fenômenos psíquicos. Enquanto inconscientes, nós pouco podemos dizer a respeito de qualquer manifestação psíquica.
Dr. Carlos Roberto Aricó fala sobre esquizofrenia
Nesse vídeo sobre esquizofrenia pretendo definir o conceito dessa doença, provavelmente a mais grave da psiquiatria, e falar algumas coisas sobre sua classificação. Lembrando o que o próprio nome “esquizofrenia" nos diz: há uma certa cisão na alma, uma cisão do psiquismo. Alma não no sentido religioso, evidentemente, mas no sentindo da nossa essência, do que nos torna humano. É como se falássemos ao mesmo, com ambivalência portanto, línguas diferentes a partir de uma manifestação diafragmática. Desde os gregos, a sede da alma sempre foi atribuída ao diafragma, que separa o abdómen do tórax. Direi algumas coisas sobre a classificação dessa triste enfermidade que aliena o ser humano. Alienar no sentido de afastar da realidade objetiva.
Bem-vindos :)
bottom of page