top of page

173. O dinheiro dos sauditas

Segredos, valores simbólicos, materialidade, contradições, informações, desinformações, teatro, pessoas do bem e, é claro, do mal. Os valores e joias associados aos próximos de Jair e Michelle Bolsonaro incomodam diplomatas experientes no relacionamento teoricamente usual de alguns. Desagradam tanto os sauditas como outros líderes mundiais. A proclamada transparência praticamente não existe. Desse modo, as suspeitas foram mal relevadas e encobertas.
As joias como presentes da Arábia Saudita, avaliadas em 16,5 milhões de reais, foram direcionadas ao Brasil ou à turma do Bolsonaro? Muitos presentes e, claro, muitas dúvidas. A presidência do Brasil recebeu cerca de nove mil presentes nos últimos quatro anos. Alguns foram para nosso país e outros para a turma do ex-presidente? Provavelmente, jamais saberemos. A única realidade de tantas coisas é o fingir midiático de Bolsonaro, vivendo fora do País, com s expectativa de retorno no qual tudo pode acontecer.
O ex-presidente não governou o Brasil. Maliciosamente, manipulou muita coisa escondida que interessava a ele. Leis e tributos ajudaram a encobrir fatos articulados à realidade.
A essência das leis, dos tributos e dos impostos é quase sempre desconhecida. Não percebemos algo muito bem escondido nas entranhas do poder constituído de modo justo ou até ilegal. A verdadeira força é oculta, porém eficaz.
Na política interna isso é bem mais fácil, mas sabemos que entre os países, no nível internacional, existem também algumas narrativas escondidas. Tanto as democracias como as ditaduras mostram e escondem algo dos cidadãos, sempre com sutileza e eficazmente, como já disse antes.

MANHÃS

Sons, sonhos, sombras.
Muito acaba. A luz desaba.
Fronhas, travesseiro,
manchados, molhados.
Nada secreto, exceto algo profundo d’alma.
Sono, sonhos, sombras.
Parece luz, sem sofrimento,
desejo do momento,
pulmões sossegados.
Postura e atos bem-marcados.
Manchados de nada.
Dia e noite bons sem açoite.

Carlos Roberto Aricó

© 2023 por Nome do Site. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
fim%20do%20vi%CC%81deo%20(3)_edited.jpg
bottom of page