144. A história do NEPP (Núcleo de Estudos em Psicologia e Psiquiatria) 2
10/08/2021
Esta análise não pode ser diferente da pessoal de cada indivíduo, pois pressupõe um ente sadio, refeito e regrado. Quem pode ser professor de psicanálise na complexa formação de psicanalistas? Imagino que toda pessoa que fez sua análise de modo individual perceba com mais clareza seu próprio mundo interno, bem antes da psicanálise, sem sair do texto freudiano, e às vezes, com crítica, participa de congressos. Esse professor tratou pacientes analisandos e foi supervisionado por um psicanalista com mais experiência. Foi aceito entre outros na escola de formação. Nunca deixou de lado a natureza do psiquismo, principalmente de seu misterioso inconsciente.
Percebe-se, assim, que a própria Bíblia, aqui o texto freudiano, foi e é interpretado de várias formas, mas o conteúdo básico continua sendo o mesmo. Assim, surgiram outras escolas pelo mundo para se aprender psicanálise, com alguma independência da Sociedade Internacional, que hoje é também dividida.
Não podemos acreditar que a análise didática rígida não possua uma estrutura até dinástica, por assim reproduzir de modo linear sua discutível origem. Dinastia pressupõe os únicos escolhidos. A diversidade costuma ser benéfica.
Já tivemos, em vários países, psicanalistas ligados fortemente às ditaduras. Na América Latina, Brasil e Chile, havia psicanalistas vinculados aos sistemas repressores. Laudos e perícias faltas, opiniões e pareceres falsos, tanta coisa dependente de sociedades injustas e até perversas. Ideologia do mais forte e do desequilíbrio socioeconômico.
É importante relembrar que a própria IPA (The International Psychoanalytical Association / Associação Internacional de Psicanálise) teve problemas. Expulsaram inclusive Lacan, dividindo-se também. Ocorreram problemas na passagem d a entidade para alguns países e dentro das associações envolvidas. As interpretações sempre foram múltiplas e os enredos bastante diversos na forma e no conteúdo de estabelecimento de regras e controle institucional. Assim acontece no planeta e jamais a psicanálise ficaria fora dos contextos existentes.
Os diretores e professores do NEPP percorreram caminhos diferentes e ele não pôde mais existir. A unidade das pessoas envolvidas foi desintegrada, como sempre acontece no suceder humano. Tudo vai acabando, a própria vida também. Sempre pode existir uma única escola para uma única ciência do psiquismo humano?
SÍNCOPE
Tudo passa por mim.
Pulo sobre o destino,
caminho, é ruim.
Vai assim.
Na avenida, entre
flores e jardim,
passando nesse passeio,
anseio o tamborim.
Um samba eterno
no fim.
Das síncopes desesperadas,
tão esperadas em mim.
Ando sempre assim.
Carlos Roberto Aricó
.png)


