top of page

135. Usar cloroquina?

08/06/2021

Ninguém pode ser a favor ou contra a cloroquina ou seu derivado hidroxicloroquina. Só a ciência e suas pesquisas complexas poderão decidir. Não é oportuno ambas as drogas para o tratamento do Covid-19 pois deve-se observar um perfil de tolerância muito mais seguro. Diabetes e problemas cardíacos podem ser contra indicados no uso que não foi aprovado pelo FDA. Casos graves ou até críticos podem ser medicados com a cloroquina.. Justamente com a azitromicina em programas de uso emergencial. Taquicardia. fibrilação ventricular e morte, mostram que a droga não deve ser utilizada fora do ambiente hospitalar.

Há vários relatórios negativos a partir da OMS, o último no dia 04 de julho de 2020. Não apresentam uma diminuição na carga viral dos pacientes.

É sempre oportuno o isolamento social, evitar aglomerações e uso de máscara, como em muitas viroses. A vacina costuma ser útil e não protege todos vacinados, até porque as variantes são comuns na filogênese virótica. Além disso, nenhuma vacina costuma evitar todos os problemas.

Importante lembrarmos que a cloroquina pode ser usada contra a malária e lúpus eritematoso.

Em se tratando da malária, é oportuno levar em conta que não é indicada quando o agente etiológico for o Plasmodium falciparum, com nítida resistência a cloroquina, descoberta em 1934 por um investigador da Bayer.

Só em 2004, o medicamento pôde ser considerado efetivo na síndrome respiratória aguda grave: SARS-COV.

Não se deve esquecer que em 2020 o FDA emitiu uma nota alertando que a cloroquina não deve, como já evidenciamos antes, ser utilizada longe dos hospitais. Além disso, não é tão eficaz nos tratamentos face a COVID-19. Nós, médicos, não podemos fazer tudo. Nossa hora e nosso acaso marcam a finitude e os limites.

Não podemos usar cloroquina e nem hidroxicloroquina como tem sido feito em nosso país. O próprio CFM não é coerente com a OMS, que deve dirigir com muita autonomia todos os atos médicos.

Devo deixar evidente que como em qualquer outra infecção virótica não existe profilaxia além da vacina. O tratamento precoce não existe também e assim sua utilização é inoportuna e ineficaz.

Nosso compromisso é com a vida. Compromisso com a verdade. Isso já foi e é fundamental no contato de hoje e de ontem.



"Compromisso com a Vida, Compromisso com a Verdade
Como médicos, comprometidos com a melhoria da saúde no país, discordamos de posições do Conselho Federal de Medicina contrárias à apuração das responsabilidades e omissões para o enfrentamento da pandemia de covid-19. Nesse momento em que o padrão de transmissão da covid-19 segue elevado, nossa atenção se volta para a necessidade de políticas baseadas na ciência e boas práticas. Polarizações e divisões da categoria são contraproducentes. Consideramos relevante e apoiamos quaisquer iniciativas para mudar o rumo do dramático contexto epidemiológico e social do país. Precisamos somar esforços para fortalecer o SUS e a ciência brasileira, que conjugados são a melhor resposta para a pandemia."

CAMINHO DO POETA

Inútil, formas perfeitas, beleza.
Antes, bem antes de ser homem,
sou inteiramente poeta.
Canto, sempre escolhi cantar.
Com ou sem adeus.
Até o pó final, sou poeta.
Palavras me habitam.
Sou razão e desatino.
Não me façam indiferente.
Mesmo em fugas tantas, meio morto,
meio vivo, sobrevivo.
É tarde, mas não me importa.
Meu sangue, minha poesia,
meus sonhos, pertencem a vida
Sobrevivo.
Ora morto, ora vivo,
tão sem aviso,
então claudico, mas caminho.
Sofro, mas caminho.

Carlos Roberto Aricó

© 2023 por Nome do Site. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
fim%20do%20vi%CC%81deo%20(3)_edited.jpg
bottom of page